Header Ads

Tudo sobre Clannad

Clannad é uma visual novel japonesa criada pela companhia de Software Key, que produziu obras de sucesso como Kanon e Air. Key lançou uma versão limitada para PC em 28 de abril de 2004, e a versão regular menos de 4 meses depois em 8 de agosto de 2004. O visual novel foi mais tarde lançado para PlayStation 2, PSP, Xbox 360 e PlayStation 3. A jogabilidade de Clannad segue um enredo não linear que oferece cenários pré-determinados e momentos de interação,que influenciam sobre curso das cinco principais personagens femininas.
Embora ambos os trabalhos anteriores da Key (Kanon e Air) tenham sido liberados primeiramente como jogos adultos e em seguida, censurados para o mercado como a maioria dos jogos bishōjoClannad foi liberado para todas as idades e não continha nenhum "conteúdo de risco" ou qualquer tipo de fan service, isso gerou uma certa decepção entre os fans das obras adultas da Key. Em reação a essa decepção, uma sequência adulta do jogo chamada Tomoyo After: It's a Wonderful Life foi lançada em 25 de novembro de 2005. Essa sequência é uma continuação da rota da Tomoyo Sakagami, uma das heroínas de Clannad.
Clannad fez várias transições para outras mídias. Houve quatro séries de mangá:a primeira publicada na revista japonesa Comic Rush, a segunda publicada na Comi Digi +, a terceira publicada na revista Dengeki G's e Dengeki G's Festival! Comic, e a quarta na Dragon Age Pure. Um filme produzido pelo estúdio de animação Toei Animation foi lançado em 15 de setembro de 2007,seguido por duas séries de anime, incluindo dois OVA's,produzidos pela Kyoto Animation, que também produziu os títulos anteriores da Key,Air e Kanon. Finalmente, existem dois conjuntos de drama CDs, totalizando nove no total.
A visual novel e as adaptações, incluindo as séries animadas e o filme tiveram boas vendas no Japão. No ranking nacional de jogos bishōjo em quantidade vendida no Japão, a edição limitada de Clannad para PC ficou em primeiro lugar duas vezes desde seu lançamento, e do 3ºlugar a versão para PC caiu para 40º e depois para o 56º lugar. Dos oito DVDs liberados para a primeira temporada da série Clannad, seis ficaram em primeiro lugar durante a primeira semana de vendas de DVDs de anime no Japão. Dos oito DVDs liberados para Clannad After Story, sete ficaram em primeiro lugar durante sua primeira semana de vendas. A edição especial do filme em DVD ficou classificado em terceiro lugar, durante sua primeira semana de vendas.
O Visual novel Clannad é dividido em dois segmentos, ou arcos de história, que servem de diferentes fases para história global:
"School Life": O protagonista, Tomoya Okazaki, está no último ano do ensino médio e interage com todos os personagens do jogo, embora o foco seja mantido nas cinco heroínas da história. No meio desse arco, como em qualquer visual novel, dependendo das escolhas feitas pelo jogador durante os "pontos decisão", a segunda metade da fase direciona-se para uma determinada rota que está relacionada a uma das heroínas do jogo.
"After History": Esse arco é a extensão de uma das cinco rotas da fase "School life" e uma continuação da rota da Nagisa (heroína principal). Ele se passa após os acontecimentos de School life, mostrando a vida de Tomoya e Nagisa como um casal e se estende pelos próximos dez anos. Os personagens do arco School Life estão presentes, mas com importância menor em relação ao seu papel no arco anterior.
No início do jogo apenas o "School Life" está disponível para jogar, mas uma vez que o jogador tenha completado os cenários disponíveis nesse arco, o "After Story" é desbloqueado. Para isso, é necessário coletar oito luzes, ou esferas, que podem ser obtidas quando a rota de uma das personagens é concluída. Nesse momento, uma das luzes desaparece ainda em School Life, porém ela irá reaparecer em After Story. Para visualizar o verdadeiro fim de Clannad, todas as treze luzes devem ser obtidas. Originalmente, as luzes são destinadas a serem itens que o jogador pode usar no jogo, desde que isso aumenta a dificuldade do jogo e deprecia a história, a função das luzes é alterada para ser mais simples e menos invasiva. O jogo requer pouca interação do jogador, já que a maior parte da duração dele é gasto lendo o texto que aparece na tela do jogo, o qual representa diálogos entre personagens e pensamentos íntimos do protagonista. Um importante aspecto de Clannad são os "pontos de decisão", que aparecem em determinados momentos e dão ao jogador a chance de escolher entre um número limitado de opções. O período de tempo entre um e outro desses pontos de decisão é variável, pode ocorrer em qualquer lugar em um intervalo indeterminado. O jogo pausa nesses momentos e dependendo da escolha do jogador faz, o enredo se direciona para uma rota específica. Existem cinco rotas principais que o jogador terá a oportunidade de experimentar, uma para cada heroína da história, sendo que há treze finais possíveis. Cada rota pode ser adquirida através de vários replays. Como foi relatado por Yûto Tonokawa, Clannad é a segunda obra mais longa da Key, com  62830 linhas de texto, perdendo apenas para o jogo Little Busters! Ecstasy que tem cerca de 66.000. Embora ambos os trabalhos anteriores da Key, Kanon e Air, tenham sido lançados pela primeira vez como jogos adultos e posteriormente em uma versão para um mercado jovem, Clannad foi diretamente lançado para todas as idades e não contém "situações de risco" ou quase nenhum outro tipo de Fan Service.

Enredo

Temas e estrutura

abertura do anime 1
Boa parte da primeira metade da história se desenvolve em uma escola no Japão, a qual é a melhor da cidade. Entre os lugares visitados fora da escola estão a padaria dos pais da Nagisa, e os dormitórios onde vive Youhei Sunohara. Ao longo da história, flashs de um mundo ilusório são mostrados. Este mundo se mostra desprovido de vida, exceto por uma jovem, a qual o jogador pode interagir com ela. A metade restante da história também se passa na mesma cidade, após a conclusão do primeiro semestre. Há temas recorrentes que aparecem ao longo da história, porém o principal é o valor de ter uma família, como o próprio título da série se autoexplica, uma vez que o principal escritor dela, Jun Maeda, entende que Clannad significa "família" ou "clã" em irlandês. Entretanto o nome é uma mistura de Clann com Dobhar, criado pela banda Clannad, que significa "a família de Dore". Dos seis personagens principais, Tomoya, Nagisa e Kotomi não têm irmãos, apesar do fato de seus parentes terem grande importância em suas histórias. A história de Nagisa foi escrita para incorporar o que Maeda descreve como uma "família perfeita", com foco na consciência mental. Na história de Nagisa, regularmente são feitas citações sobre a "Grande Família Dango" , o mascote de um grupo infantil fictício que Nagisa gosta. Os personagens Tomoya e Nagisa foram escritos em um estilo que exemplifica o crescimento "para a vida adulta" até o final da história. As histórias de Fuko e Kyou têm suas irmãs fazendo parte integral e a história de Tomoyo é influenciada por sua família inteira. A influência irlandesa continua na abertura do jogo,"Mag Mell", que significa aproximadamente "planície da alegria", e está relacionada com a mitologia irlandesa.Um CD de músicas curtas intitulado Mabinogi contem versões remixadas de músicas do jogo, o qual foi distribuído no lançamento do jogo original. Era de histórias em prosa a partir de manuscritos medievais galeses,o galês é uma língua celta,como o irlandês.

A história de Clannad gira em torno de Tomoya Okazaki, um estudante do terceiro ano do ensino médio que não gosta sua vida. A mãe de Tomoya, Atsuko, morreu quando Tomoya era pequeno, deixando seu pai, Naoyuki, para cuidá-lo. Após o acidente, o pai de Tomoya se tornou viciado em álcool e jogo, e criou brigas com seu filho. Um dia, Naoyuki, novamente discutindo com seu filho, empurrou Tomoya contra a parede, deslocando o ombro de seu filho gravemente. Desde então, Tomoya e seu pai passaram a se tratar bem, mas de uma forma distante, como se eles fossem estranhos ao invés de uma família.
Isso dói mais em Tomoya do que as antigas brigas com o pai, e o ressentimento de voltar para casa leva Tomoya a ficar constantemente fora de casa a noite toda. Além disso,a lesão no ombro incapacitou Tomoya de participar do seu clube de basquete, e o estimulou a se distanciar de sua escola e de outras atividades. Assim, sua vida de delinquente se inicia. O melhor amigo de Tomoya, Youhei Sunohara, que foi expulso do clube de futebol por uma briga, também é um delinquente e,muitas vezes fica em seu dormitório com Tomoya sem fazer nada.
A história começa na segunda-feira 14 de abril de 2003, no início do ano letivo, quando Tomoya encontra por acaso Nagisa Furukawa, uma garota de fala suave um ano mais velha que ele, que está repetindo o ano escolar por ter ficado muito doente no ano anterior. Seu objetivo é participar do clube de teatro para o qual ela não pode entrar devido à sua doença, mas eles descobrem que o clube de teatro foi fechado depois que os membros remanescentes se formaram. Como Tomoya tem muito tempo para livre, ele decide ajudar Nagisa a retomar o clube de teatro. Durante esse tempo, Tomoya faz amizade com várias outras garotas e começa a conhece-las mais profundamente, ajudando-as com seus problemas individuais.
Na segunda parte da história,que começa imediatamente após o final da primeira parte,mas se estende para os próximos dez anos,Tomoya e Nagisa vivem juntos como uma família.Tomoya tem de suportar várias dificuldades que a família vem sofrendo,principalmente envolvendo a doença de Nagisa. Logo após dar à luz sua filha Ushio, Nagisa morre, deixando Tomoya em um estado de depressão. Isso faz com que os pais da Nagisa, Akio e Sanae, fiquem cuidando de Ushio. Cinco anos mais tarde, Tomoya conheçe Shino Okazaki, sua avó paterna. Shino explica a Tomoya sobre o passado de seu pai e da tragédia, semelhante à situação atual de Tomoya após a morte de Nagisa. Depois de ouvir isso, Tomoya decide criar Ushio e assumir o dever de pai. Pouco depois Tomoya recupera seu propósito de vida, mas Ushio é pega com a mesma doença que Nagisa. Tomoya,Sanae e Akio lutam para salvar Ushio, com Tomoya se aposentando de seu trabalho, mas todos os esforços são inúteis. No Inverno seguinte,querendo fazer alguma coisa por Ushio, Tomoya decide levar Ushio em uma viagem, mas Ushio cai inconsciente e morre pouco depois.
O psicológico de Tomoya é desenvolvido em seus sonhos de um mundo sombrio,onde pequenas esferas de luz flutuam em torno do chamado mundo ilusório (Genso Sekai?). Nos primeiros sonhos, ele vê um mundo desprovido de toda a vida,exceto por uma garota (e grama). Cada vez que ele sonha,ele descobre mais sobre esse mundo. Tomoya descobre que a garota tem uma habilidade especial para fundir lixo criar coisas novas, com a qual ela cria um corpo para ele. Assim,ele renasce neste mundo,e passa todo o seu tempo seguindo a menina. Tomoya acredita que somente os dois estão "vivos". Para passar o tempo, Tomoya e a garota tentam construir outra boneca com mais lixo que encontram, mas como ela não tem alma,ela não consegue ganhar vida.Lembrando do mundo distante de onde ele veio, Tomoya convence a garota a construir um navio para que os dois possam escapar do inverno que se aproxima e continuar uma vida feliz.Eventualmente,o inverno começa,e a menina se torna fria a ponto de não poder se mover mais. Após passar por essa tragédia,a menina diz a Tomoya que ele tem outra chance de voltar e fazer as coisas direito. Para fazer isso,ele deve recolher algumas "luzes" (símbolos de felicidade), similares aos flutuando ao redor do mundo ilusório. Se todas as "luzes" forem coletadas ao longo de ambas as partes da história, uma chance de salvar Nagisa de morrer no parto se tornará possível, e o verdadeiro fim onde Nagisa sobrevive e vive com Tomoya e Ushio, sua filha, também se torna possível.
Créditos  da  obra :
GêneroDrama, Fantasia, Romance
Jogo
DesenvolvimentoKey
DistribuiçãoVisual Art's (PC)
Interchannel (PS2)
Prototype (PSP/Xbox 360/SoftBank 3G/FOMA/PS3)
GêneroVisual novel
CensuraEOCS:todas as idades(PC)
CERO: C (PS2, PSP, Xbox 360, PS3)
PlataformaPC, PS2, PSP, Xbox 360, SoftBank 3GFOMA, PS3
Lançamento28 de abril de 2004 (PC, limited ed.)
6 de agosto de 2004 (PC, regular ed.)
23 de fevereiro de 2006 (PS2)
16 de janeiro de 2008 (SoftBank 3G/FOMA)
29 de fevereiro de 2008 (PC full voice)
29 de maio de 2008 (PSP)
28 de agosto de 2008 (Xbox 360)
Light novel
Official Another Story Clannad: On the Hillside Path that Light Watches Over
Autor(es)Jun Maeda,
Yūichi Suzumoto,
Kai,
Tōya Okano
Data de publicação30 de julho de 2004 – 30 de agosto de 2005
Volumes1
Mangá
Clannad Official Comic
Escrito porKey (story), Juri Misaki (art)
Editora(s)JapãoComic Rush
Revista(s)Jive
Data de publicação7 de maio de 2005 – Abril de 2009
Volumes8
Mangá
Official Another Story Clannad: On the Hillside Path that Light Watches Over
Escrito porKey (story), Rino Fujii (art)
Editora(s)Japão Comi Digi +
Revista(s)Flex Comix
Data de publicação21 de junho de 2007 – 28 de agosto de 2008
Volumes2
Mangá
Escrito porKey (story), Shaa (art)
Editora(s)JapãoASCII Media Works
Revista(s)Dengeki G's MagazineDangeki G's Festival! Comic
Data de publicação30 de junho de 2007 – em publicação
Volumes2
Mangá
Clannad: Tomoyo Dearest
Escrito porKey Fujimi Shobo (story), Yukiko Sumiyoshi (art)
Editora(s)Japão Kadokawa Shoten
Revista(s)Dragon Age Pure
Data de publicação20 de fevereiro de 2008 – 20 de agosto de 2008
Volumes1
Filme
DireçãoOsamu Dezaki
EstúdioToei Animation
Lançamento15 de setembro de 2007
Anime
Clannad
DireçãoTatsuya Ishihara
EstúdioKyoto Animation
Emissoras de televisãoJapão TBS, MBS, CBC, BS-i
Filipinas TV5
Exibição original4 de outubro de 2007 – 27 de março de 2008
Episódios23 (22+1 especial)
OVA
Another World: Tomoyo Chapter
DireçãoTatsuya Ishihara
EstúdioKyoto Animation
Lançamento16 de julho de 2008
Número de episódios1
Duração24 min.
Anime
Clannad After History
DireçãoTatsuya Ishihara
EstúdioKyoto Animation
Emissoras de televisãoJapão TBS, MBS, CBC, BS-i
Exibição original3 de outubro de 2008 – 26 de março de 2009
Episódios22
OVA
Another World: Kyou Chapter
DireçãoTatsuya Ishihara
EstúdioKyoto Animation
Lançamento1 de julho de[2009
Número de episódios1
Duração24 min.

Um comentário:

Tecnologia do Blogger.