Header Ads

Final Fantasy X

Final Fantasy X , Fainaru Fantajī Ten?) é um jogo eletrônico de RPG desenvolvido e publicado pela SquareSoft. Ele é o décimo título principal da série Final Fantasy e foi originalmente lançado como um exclusivo para PlayStation 2 em 2001. O jogo marcou a transição da franquia de fundos pré-renderizados para áreas tridimensionais, marcando também a primeira instância em que a série utilizou dublagem. Final Fantasy X substitui o sistema de combate "Active Time Battle" pelo "Conditional Turn-Based Battle", utilizando um novo sistema de nivelamento chamado "Sphere Grid".
A história se passa no mundo fantástico de Spira e segue um grupo de aventureiros e sua busca para derrotar um monstro conhecido como Sin. O jogador controla Tidus, um atleta de blitzball que vai para Spira após sua cidade natal Zanarkand ser destruída por Sin. Tidus rapidamente conhece Yuna em sua peregrinação para destruir o monstro.
A produção de Final Fantasy X começou em 1999 com um orçamento de mais de 32 milhões de dólares e uma equipe de mais de cem pessoas. Pela primeira vez na série a trilha sonora não foi composta em sua totalidade pelo compositor Nobuo Uematsu; Masashi Hamauzu e Junya Nakano foram chamados para auxiliá-lo. X foi um grande sucesso comercial e de crítica, vendendo mais de 6,6 milhões de cópias e se tornando o primeiro jogo da série a ganhar uma sequência direta: Final Fantasy X-2.

Jogabilidade

Final Fantasy X é apresentado em uma perspectiva em terceira pessoa como os jogos anteriores da série Final Fantasy, em que os jogadores controlam diretamente Tidus, o personagem principal, pelo mundo de jogo e interagem com objetos e pessoas. Entretanto, diferentemente de seus predecessores, os mapas de mundo e das cidades foram totalmente integrados, com o terreno ao redor das diferentes localidades sendo renderizado em escala. Quando algum inimigo é encontrado, o ambiente muda para uma área de batalha onde os dois lados aguardam sua rodada para poder atacar.
A jogabilidade de X diferente de títulos Final Fantasy anteriores na falta de um mapa de jogo visto de uma perspectiva aérea. Os outros jogos possuíam uma representação das grandes áreas entre as cidades e outros locais, que era usada para viagens de longa distância. Todas as localidades são essencialmente contínuas em X e nunca saem do mapa de jogo. Conexões regionais são em sua maioria lineares, formando um único caminho através dos lugares do jogo; uma dirigível fica disponível ao progredir na história a dá ao jogador a habilidade de navegar mais rapidamente. X assim como seus predecessores contém vários minijogos, mais notavelmente o esporte chamado "blitzball".

  
Final Fantasy X
Desenvolvedora(s)SquareSoft
Publicadora(s)SquareSoft
Diretor(es)Yoshinori Kitase
Produtor(es)Yoshinori Kitase
Escritor(es)Kazushige Nojima
Daisuke Watanabe
Motomu Toriyama
Programador(es)Koji Sugimoto
Takashi Katano
Artista(s)Yusuke Naora
Shintaro Takai
Tetsuya Nomura
Compositor(es)Nobuo Uematsu
Masashi Hamauzu
Junya Nakano
MotorEmotion Engine
Plataforma(s)PlayStation 2
SérieFinal Fantasy
Data(s) de lançamento
  • JP 19 de julho de 2001
  • AN 17 de novembro de 2001
  • AU 17 de março de 2002
  • EU 24 de maio de 2002
Gênero(s)RPG eletrônico
Modos de jogoUm jogador
Final Fantasy IX
Final Fantasy XI
Final Fantasy X-2

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.