Header Ads

T.A.T.U





t.A.T.u. (em russoТатуacrônimo de Та Любит Ту, ou Ta Lyubit Tu, ou "Essa Ama Aquela")foi uma dupla russa composta por Yulia Volkova eLena Katina. O  grupo t.A.T.u. surgiu em 1999. Foi criado por Ivan Shapovalov, um ex-psicólogo infantil que trabalhava com propaganda e tinha muita vontade de dirigir um videoclipe. Como não é tão fácil conseguir que alguém contrate um desconhecido para fazê-lo, Shapovalov teve a ideia de criar o seu próprio grupo. O projeto t.A.T.u. foi formada por produtor musical Ivan Shapovalov, produtora musical/cantora/compositora Elena Kiper, e o consultor financeiro /gerente Boris Renski em Moscou, Rússia, em 1999. A ideia original da banda era para ser apenas Lena (escolhida entre 400 meninas), mas depois Yulia foi adicionada à mistura após Kiper ter um sonho sobre se beijando outra mulher e acordar declarando, "Ya soshla s UMA!". Assim surgiu a imagem controversa e primeiro single do t.A.T.u. Foi realizada então uma segunda seleção para o segundo membro do duo t.A.T.u., na qual foi escolhida Yulia. Dizem as duas Ivan não fazia ideia de que as duas já se conheciam do grupo Neposedy e que quando se reencontraram em estúdio, ambas ficaram muito felizes em poder se rever. Yulia Volkova integrou o grupo Neposedy por três anos, e ao atingir os 14 anos de idade foi expulsa por cometer atos como fumar e beber. 
Com o seu grupo já formado, o agora produtor Shapovalov passou a ter a plena liberdade para explorar a imagem das garotas. Foi criada então a imagem da amizade entre duas garotas, que foi interpretada como garotas lésbicas, mas foi o que as lançou ao estrelato na Rússia. Seu videoclipe para o primeiro single, Ya Soshla S Uma(All the Things She Said, inglês), no qual as duas aparecem trocando carícias e beijos, o que despertou a curiosidade do público.
As duas venderam mais de um milhão de cópias de seu primeiro CD 200 po Vstrechnoy. Após Ya Soshla S Uma, a dupla lançou ainda mais dois videoclipes polêmicos deste mesmo álbum. Foram estes Nas Ne Dogonyat, no qual elas roubam um caminhão e saem pela estrada do lado errado da pista (aliás, 200 po vstrechnoy, dvesti po vstrchnoy 200 na contramão, juntas para sempre, vem desse clipe) atropelando tudo o que veem pela frente e 30 Minut, no qual Yulia vê Lena com um rapaz e mata os dois, restando a dúvida: era ciúmes do rapaz ou de Lena?
Devido ao grande êxito deste álbum na Rússia, Ivan e as garotas decidiram ir mais longe. Decidiram conquistar a Europa e até mesmo talvez os Estados Unidos. Para isso, contrataram um produtor de peso, Trevor Horn, que já trabalhou com Yes e já produziu várias bandas famosas como Simple Minds e Pet Shop Boys.
Apesar da barreira linguística (Lena hoje fala inglês fluente, já Yulia tem uma certa dificuldade com a língua, porém a compreende muito bem), o CD foi gravado e foi lançado pelo mundo todo com o nome de 200 km/h in the Wrong Lane(200 km/h na Contramão, com versões em inglês das músicas mais famosas do CD russo e com uma cover de How Soon is Now, dos Smiths.

Em 26 de setembro de 2003, a banda lançou um CD de remixes, intitulado Remixes. Em novembro de 2003, o CD foi lançado na Rússia, com duas novas faixas e vídeos. As novas canções foram "Prostiye Dvizheniya" (que anteriormente foi lançada como single, mas não tinha aparecido em um lançamento comercial antes) e "Ne Ver, Ne Boysya".
Posteriormente, foi feito o lançamento de um DVD intitulado "Screaming for More" , lançado em novembro de 2003, seguido do lançamento de outro DVD, de nome "Anatomy of t.A.T.u.", o qual mais tarde foi exibido na televisão russa, em 12 de dezembro de 2003. O documentário revela que as meninas não eram lésbicas, e narrou o grupo em que participou no Festival Eurovisão da Canção 2003, no início do ano. Em dezembro do mesmo ano, as garotas quebram legalmente o contrato com Ivan Shapovalov, alegando que a qualidade da música estava baixa e que Shapovalov só queria criar escândalos e polêmicas. Yulia Volkova declarou que "ele (Ivan Shapovalov) gasta seu tempo pensando em escândalos em vez de planejar o nosso trabalho artístico. Eu tenho certeza que nossos fãs preferem ouvir novas músicas e álbuns novos ao invés de novos escândalos".
Durante os preparativos para o seu segundo álbum internacional, menos lésbico, a dupla lançou um reality show para procurar os melhores compositores. Mas o rompimento com seu mentor, Ivan Shapovalov, ex-psicólogo infantil, foi o ponto principal a levar as meninas a um momento fora do holofote. Tempos depois, apoitadas por Sting e outros artístas do mercado internacional, retomaram o projeto do segundo álbum e lançaram "Dangerous and Moving", que teve como carro-chefe a música "All about us" – amplamente divulgada na América Latina e Europa e a única do álbum aentrar para as contagens da Billboard, em 2005.
Após a separação, Yulia mencionou sobre uma ida aos Estados Unidos na primavera de 2004, para gravar o novo álbum com novos produtores. No entanto, logo depois, ela ficou grávida e a gravação do novo álbum foi adiada.
Yulia deu luz a seu segundo bebê em 30 de dezembro de 2007. Em 23 de Outubro de 2008, lançaram seu terceiro álbum de estúdio, intitulado (Happy Smiles) Vesolye Ulybki. No dia 15 de dezembro de 2009, é lançado na Rússia o Waste Management em formato digital com nova capa e com outro nome, versão em inglês do Vesolye Ulybki. Segundo a dupla, as mudanças aconteceram porque elas estavam cansadas da arte da edição russa e digital. Ao mesmo tempo, ocorreu o lançamento do álbum para download na Austrália, Estados Unidos, Japão, França, Alemanha, Reino Unido, Nova Zelândia e México. Em 1 de janeiro de 2010, a versão física do álbum em inglês foi lançada na Rússia e, duas semanas depois, no Brasil, sob o selo da Coqueiro Verde Records. Duas semanas após o lançamento do Waste Management em formato físico no Brasil, foi realizado o lançamento do álbum na Argentina e no Chile e, cinco semanas após, na Colômbia. Nos demais países, como nos Estados Unidos e no Reino Unido, o álbum jamais foi lançado em formato físico.
Após quase dez anos de carreira, a dupla decidiu se separar oficialmente. A notícia foi dada em fevereiro de 2011. As cantoras afirmaram que iriam se separar após o lançamento mundial do filme "You and I", no qual elas fizeram participação, e após o lançamento do álbum "Waste Management Remixes", o qual teve seu lançamento confirmado para maio de 2011. Lena e Yulia informaram que a partir dali seguiriam em carreira solo. Posteriormente, Lena Katina disse em entrevista que: "As pessoas vão lembrar da gente pelas ótimas músicas, pela liberdade e por não termos medo de nada. Tiveram as imagens provocativas de duas meninas se beijando, mas, a segunda coisa, é a ótima música", finalizou. Quando questionada sobre um possível retorno da dupla, a cantora disse: "Talvez em dez anos". Lena continuou com a T.A. Music e o produtor
Em 2 de outubro, Cherrytree Records/Universal Russia anunciou que eles lançariam uma edição especial do disco “200 km/h in the Wrong Lane”. A “10th Year Anniversary Gold Edition trará uma nova arte de capa, a música nunca-lançada-antes das sessões de 2002, “A Simple Motion,” um novo remix de “All The Things She Said” do produtor Fernando Garibay, em adição a músicas remasterizadas e estará disponível em 12 de novembro de 2012. Em 24 de outubro, Cherrytree Records lançou a track listing oficial do álbum, nele havia uma nota escrita a mão escrita e assinada por Julia e Lena pessoalmente. Lena se apresentou com Julia pela primeira vez em anos em uma performance no "The Voice" na Romênia em 11 de dezembro, além de concederem uma entrevista exclusiva. Em 3 de dezembro, Lena rompeu com Boris Renski e a T.A.Music e decidiu seguir uma carreira verdadeiramente independente.

2013-2014: Retorno aos palcos, Re-Invention e fim do duo

Durante uma recente entrevista, Julia Volkova contou que ela e Lena Katina estão conversando sobre o retorno da dupla. Julia disse que muitos fãs estão esperando por isso, e que Lena está apenas esperando a companheira se submeter a uma cirurgia na garganta.
Durante o ano, fizeram algumas apresentações juntas, sob o nome t.A.T.u., não confirmando retorno oficial, dando preferência às carreiras solo. Lena Katina lançou Lift Me Up e fez algumas apresentações solo durante o ano, e Julia se limitou apenas às apresentações marcadas com Lena, devido suas limitações com a voz. Lena e Yulia se apresentaram juntas na abertura dos Jogos Olímpicos de Sochi, onde performaram Nas ne dogonyat], sua apresentação foi censurada da televisão russa. Ainda em fevereiro, a dupla se apresentou num festival da Love Radio, onde novamente performaram Nas ne dogonyat e, ainda performaram uma música nova denominada "Love In Every Moment", que será lançada oficialmente nas rádios russas dia 23 de fevereiro A nova música originou rumores de um possível quarto álbum seria gravado, se chamaria "Re-Invention" e seria lançado em 2014. 
Inesperadamente em 18 de fevereiro de 2014, Lena Katina publicou um vídeo cancelando os planos de retorno, acusando a companheira de se impor no projeto artístico e também acusando-a de chantagem. Yulia teria ameaçado boicotar os planos de Lena, pois supostamente, Yulia possui contatos em um canal russo. Apesar do cancelamento por parte de Lena, o vídeo para Love In Every Moment/Lyubov V Kazhdom Mgnoveriy foi gravado por imposição contratual. Lena postou um vídeo em seu Facebook explicando as razões que levaram ao cancelamento das apresentações. "Vocês ouviram sobre a turnê promocional na Eslováquia e República Tcheca. Hoje todos os eventos foram cancelados, incluindo os shows em Minsk e Moscou". [6] Em represália Yulia fez os shows programados com outra garota ruiva interpretando Lena. O videoclipe de Love In Every Moment/Lyubov V Kazhdom Mgnoveriy foi uma ação promocional do Cornetto e teve participação de Mike Tompkins e Ligalize, Lena e Yulia gravaram suas partes separadamente. O single não foi lançado sob o nome t.A.T.u., mas sob os nomes solo das artistas. 





Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.